terça-feira, 14 de junho de 2011

RELAÇÕES MORFOMETRICAS DA ESPECIE Pseudauchenipterus nodosus (BLOCH, 1974) NO ESTUARIO DE MARUDÁ, MARAPANIM, PARÁ, BRASIL.
Autoria: Marllen Karine da Silva Palheta; Elielma Ribeiro Borcem1; Inailde Corrêa de Almeida; Arielly Siqueira dos Santos; Ivanilde Albernás Pinto; Ivan Furtado Junior . Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Belém-Pará.

Resumo
As regiões estuarinas e costeiras são consideradas locais de alimentação, reprodução e abrigo para espécies de bagres. A espécie Pseudauchenipterus nodosus, o carataí, está presente nos estuários paraenses habitando principalmente áreas fluviais. Os caracteres morfométricos e merísticos podem ser de grande utilidade na caracterização de populações submetidas à pesca. Os dados analisados no presente trabalho resultam de pescarias de currais realizadas no Município de Marapanim na Vila de Marudá. As coletas foram realizadas no período de 20 a 25 de maio de 2009, onde os peixes foram analisados em laboratório, efetuando as medições morfometricas, feita assim as regressões lineares. Os resultados indicaram que as relações morfométricas tiveram significância, pois há associação entre as medidas analisadas. Os indivíduos das espécies analisadas, apresentando-se em fase juvenil, mostraram tendência isométrica no crescimento.

Palavras-chave: Caracteres. Curral. Regiões estuarinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário